domingo, 22 de março de 2009

RSS


Para realizar o exercício 2, escolhi como página do meu interesse que possui RSS o site www.opovo.com.br, versão on-line do Jornal O Povo – produzido no estado do Ceará. O leitor de RSS que instalei na minha máquina foi o Feedreader 3.13 e testei o sistema por três dias, conforme solicitado na atividade.

A avaliação que posso fazer do sistema é bastante positiva. O processo de instalação do programa é fácil. Pode ser feito em diversos idiomas e considerei essa possibilidade bem interessante. No começo deixei o leitor se comportar com as configurações padrões de instalação, e foi esse o único ponto que me incomodou.

Na configuração inicial, os alertas estavam ativados: subia uma janelinha no canto inferior direito da tela (como uma pop-up) e tocava um som todas as vezes que chegava uma nova atualização no site do O Povo. Ou seja, não parava de subir janelas e nem de tocar o som, que carinhosamente chamei de “assovio”.

No segundo dia, não coincidentemente após o chat que os participantes do curso tiveram com os monitores e com o professor Carlos Castilho, atentei que esse recurso não era uma obrigação, mas sim uma opção (me lembrei dos meus programas de bate-papo). Foi só chegar em casa e fiz a modificação.

Com a nova configuração, fiquei bem mais satisfeita com o desempenho do Feedreader. Escolhi que não tocasse som algum e que as janelas de alerta só funcionassem uma vez por hora. Poderia ter escolhido também não aparecer alerta alguma, em nenhum momento.

Não achei nenhuma tarefa muito difícil de realizar. A página com RSS que escolhi para monitorar já era do meu uso pessoal e frequente; o leitor foi escolhido aleatoriamente e não tive a preocupação de conhecer todos os outros antes de instalar esse. Já a configuração do Feedreader, quando “lembrei” que poderia ser alterada, também achei bastante fácil de executar.

Após três dias utilizando o leitor de RSS, só tive boas impressões do serviço. Primeiro porque eu não tinha a informação que existia esse tipo de recurso como gratuito e muito menos tinha utilizado um desses no computador da minha própria casa. Para um jornalista, o leitor de RSS pode ser bastante valioso. Tanto já que passei a usar um sistema semelhante no meu ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário